Desenvolvido por Alex Osborn, o criador do brainstorming, no CPSI – Creating Problem Solving Institute – Buffalo University, NY, USA

Problema
Os participantes, durante o treinamento, aprenderam como enunciar o problema objetiva e resumidamente. Tem que ter foco. O ideal é defini-lo com toda clareza possível em apenas duas palavras: um verbo de ação + um substantivo.
Exemplos:
- Aumentar Vendas;
- Melhorar Atendimento;
- Reduzir custos de Distribuição
- Simplificar …
Oportunidade
Ver o que ninguém ainda viu. Pensar o que ninguém pensou. Otimizar o que já temos. Através de técnicas específicas os participantes aprederam como identificar novas oportunidades para os negócios.
Geração de Ideias
Para chegar a uma ótima ideia precisamos ter muitas para escolher. Os participantes, após terem aprendido a quebrar paradigmas, perder o receio de pensar diferente e eliminar os bloqueios mentais estão aptos a usar as técnicas para geração de ideias. Nessa fase do processo criativo o objetivo é criar quantidade de ideias. É proibido julgar, criticar, comparar, comentar. Queremos muitas ideias
Avaliação das Ideias
Esta é a fase em que iremos avaliar, comentar, criticar as ideias geradas. Para facilitar faremos as avaliações com base em critérios pré-estabelecidos.
Plano de Ação
Após avaliadas, a diretoria da empresa decidirá quais serão implementadas. Cada uma terá o seu plano de ação independente para que seja concretizada. O que será feito? Quem será o responsável? Equipe? Quais os recursos disponíveis? Prazos? Etc.
Resultados do Processo Criativo
