Por que a criatividade é essencial para os negócios?

Existe uma essência que habita todos nós, e é responsável pelas mais variadas transformações, desde o segredinho na receita do jantar até o surgimento de grandes empresas inspiradoras. Criatividade não é genética, não é dom, sorte, muito menos magia – ela pode ser desenvolvida e aprimorada.

Alguns estudos provam que o comportamento não-criativo pode ser aprendido com o tempo. De acordo com um teste de criatividade realizado pelo cientista George Land, crianças pequenas são gênios criativos, e se tornam menos férteis quando envelhecem. Este estudo foi feito com um grupo de 1600 crianças de 5 anos de idade e 98% foram tidas como gênias, pensando de maneiras inventivas de maneira similar a Picasso, Mozart, Einstein e outras personalidades.

Land testou-as novamente aos 10 anos de idade e o número caiu para 30%. Outro teste foi feito aos 15 anos e os resultados decresceram para 12%. Por fim, ele deu a mesma avaliação para 280 mil adultos e ele encontrou somente 2% de gênios criativos.

A boa notícia é que se você se considerar pouco criativo como um adulto, você pode se reeducar para ter uma mente totalmente nova (pelo menos no âmbito da criatividade) e ter o hábito de praticar criatividade e inovação novamente.

Depois desta introdução necessária ao nosso assunto, a pergunta que eu te faço é: por que a criatividade é essencial para os negócios?

 

Criatividade nos negócios

A criatividade é uma competência que interessa a empreendedores, gestores e colaboradores, pois representa vantagens para todos, veja alguns exemplos.

Solução de problemas: a criatividade é essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também representa um fator-chave para a manutenção de empreendimentos já existentes. Profissionais criativos dentro de empresas, especialmente, em momentos de crise como estamos enfrentando atualmente, podem oferecer o fôlego necessário para que uma companhia continue a existir e até crescer, além de favorecer o bem-estar no trabalho. Em minhas palestras e workshops mostro empresas e negócios que nasceram ou  tiveram crescimento vertiginoso após a pandemia.  

Engajamento: tornar a gestão e o desenvolvimento criativo de soluções mais horizontal é uma maneira inteligente de valorizar seus colaboradores e otimizar o capital intelectual da empresa. 

Produtividade: seus funcionários têm um imenso potencial criativo que pode ser despertado ao estimular essa competência através do treinamento no uso do Processo Criativo.

Menos falhas e queixas: por meio de uma comunicação aberta entre gestores e funcionários, eventuais oportunidades de melhorias  no processo produtivo são identificadas com maior facilidade.

Tendência para o futuro: compreendendo as atividades em que o capital intelectual atua como matéria-prima na criação, produção e distribuição de bens e serviços, além de influenciar modelos de negócio e gestão, a chamada Economia Criativa  está cada vez mais inserida na sociedade.

Espero que o artigo tenha sido útil.

Como palestrante e consultor posso desenvolver o comportamento criativo e inovador nas suas equipes. Eu ensino o uso do Processo Criativo, uma metodologia simples e prática para ser usada no dia a dia para otimizar resultados em todas as áreas da empresa. 

Fique à frente da concorrência!  Visite o site www.criatividadecorporativa.com.br

Fale comigo diretamente por AQUI

Até breve!

 

Antonio Carlos Teixeira da Silva
Palestrante e consultor em criatividade e  inovação empresarial
Autor do livro INOV-AÇÃO: Como criar ideias que geram resultados 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Copyright © 2021 – Criatividade Corporativa. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Desenvolvido por AGÊNCIA TRIBO