Criatividade transforma o futuro das empresas

Para sustentar a competitividade e geração de riquezas no universo corporativo é preciso inovação na empresa. De forma pragmática, inovação nada mais é do que uma ideia que, concretizada, vai gerar bons resultados.

Para fazer a inovação acontecer é fundamental desenvolver o capital intelectual da sua equipe porque apenas pessoas criam ideias. No entanto, é necessário que o clima da organização permita o comportamento criativo e inovador. Uma empresa que pretende estar à frente de seus competidores precisará de  iniciativas criativas e inovadoras.


Criatividade é fundamental para o sucesso nos negócios

 Sua equipe é a grande fonte de geração de ideias.  

A estratégia é estimular o hábito de pensar diferente para a solução criativa de problemas e para pensar o que ninguém pensou antes.  As organizações que se reinventarem a partir de um comportamento criativo irão se desenvolver e crescer.

Essas mudanças devem ocorrer dentro de um clima organizacional favorável ao questionamento. Num ambiente amigável, descontraído em que as divergências de pontos de vista sejam vistas como uma das fases do Processo Criativo. Nesse contexto, enfocarei a Criatividade como a geração de novas idéias, e a Inovação como a materialização dessas ideias, acompanhe o artigo.


Sua empresa usa a criatividade?

Investir apenas em tecnologia de ponta, expansão de mercados, ampliações de bases de consumo, downsizing ou reorganizações não é mais suficiente. Hoje, tudo está disponível para todos. Produtos e serviços tendem a transformarem-se em commodities.

Com todo este dinamismo surgem novos problemas e novas oportunidades que exigem novas maneiras de pensar  tornando a demanda por equipes criativas cada vez mais crescente.

Só assim surgem novas ideias para fazer mais com menos, reduzir custos, lançar novos produtos, melhorar os produtos já existentes, aumentar as vendas, buscar novos canais de distribuição, simplificar processos e sistemas e outros benefícios.

A concorrência é cada vez mais intensa. Em razão disso, a necessidade cada vez maior do pensamento criativo. Os negócios necessitam de criatividade.


Criatividade deve ser desenvolvida e treinada

Criatividade é como musculação: quanto mais treina mais forte fica. 

O meu e-book “ Como a Criatividade transforma o futuro das empresas” demonstra porque e como as empresas que sabem usar a criatividade de suas equipes tornam-se mais competitivas no mercado. Baixe este e-book grátis clicando aqui.

A adoção de uma consciência criativa contribui, decisivamente, para a produção de idéias que o mercado reclama. O poder de observação é uma postura que sempre identifica, conhece, combina e adapta experiências de sucesso. Em minhas palestras e workshops demonstro casos de sucesso que começaram com uma simples observação.

Criar, inovar e desenvolver novos conceitos (e modelos de modernização) é uma questão fundamental para as empresas que não querem ser apenas mais uma no mercado. 

Espero que o artigo tenha sido útil. 

Como palestrante e consultor posso desenvolver o comportamento criativo e inovador nas suas equipes. Eu ensino o uso do Processo Criativo, uma metodologia simples e prática para ser usada no dia a dia para otimizar resultados em todas as áreas da empresa. 

Fique à frente da concorrência!  Para saber mais visite o site www.criatividadecorporativa.com.br

Fale comigo diretamente por AQUI.

Até breve!

 

Antonio Carlos Teixeira da Silva
Autor do livro INOV-AÇÃO: Como criar ideias que geram resultados

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Copyright © 2021 – Criatividade Corporativa. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Desenvolvido por AGÊNCIA TRIBO