Criatividade empresarial em tempos de pandemia

A pandemia trouxe muitos problemas mas também muitas oportunidades. No ambiente corporativo, a criatividade como estratégia competitiva tem sido um fator essencial em tempos de pandemia. Afinal, as fragilidades socioeconômicas do momento exigem soluções e respostas rápidas, úteis e eficientes para assegurar a sobrevivência empresarial e adaptação às transformações da realidade.

Ou seja, as empresas, de qualquer porte, que se concentram apenas nos problemas, irão morrer na praia. Aquelas que se concentrarem nas oportunidades irão superar mais facilmente por esse período e irão caminhar em direção ao sucesso. 

Criar novos produtos ou serviços? Cortar produtos? Simplificar processos? Reduzir custos? Criar um novo modelo de negócios? As alternativas são infinitas e o limite é a criatividade de cada empresa ou indústria nesse cenário.

 

Dicas para se destacar e escapar da crise

Um pequeno lojista do ramo de brinquedos, com a loja fechada no início da pandemia, trabalhou criativamente a partir de dois fatos concretos:

 

  1. As crianças continuarão fazendo aniversário e vão querer brinquedos.
  2. Brinquedos ajudarão a entreter as crianças em isolamento social em casa.

 

O desafio criativo era responder a seguinte pergunta que sempre ensino nas minhas palestras e workshops: “De que maneiras…. poderei vender meus brinquedos?”. Cada resposta a esta pergunta é, sim, uma nova ideia. Aliás, pode ser que este proprietário da loja de brinquedos, já tenha participado de algum workshop meu em que ensino as técnicas para geração e avaliação de ideias.

Ou seja, neste novo cenário, em que a necessidade de criatividade empresarial se intensifica, como reinventar o DNA corporativo? Praticando e assumindo posturas criativas e estimulantes. Criatividade institucional é uma construção. Só pode ser edificada se o empresário incorporar uma mentalidade voltada a estratégias inteligentes e comprometidas com o seu público. 

 

Grandes ideias são simples 

Voltando ao proprietário da loja de brinquedos, a ideia que ele teve é muito simples. Aliás, as grandes ideias são simples. 

Começou pegando sua lista de clientes e seus telefones. Comunicou a cada um que estava atendendo mesmo com a loja fechada por meio do WhatsApp.

Inseriu as 3 perguntas que as vendedoras faziam aos clientes que entravam na loja sobre o brinquedo que desejavam comprar:

 

  1. É para menino ou menina?
  2. Qual a idade?
  3. Até quanto pensa em gastar?

 

A quantidade de retornos foi enorme. Então, ele separava os brinquedos que atendiam a cada demanda, colocava-os sobre o balcão e fazia uma videochamada para a cliente. Mostrava os brinquedos e, quase sempre, a criança participava da escolha.

O pagamento era feito pelo cartão e, em poucos minutos, mandava um motoboy fazer a entrega. Simples assim.

Esgotado o cadastro de WhatsApp ele fez uma página no Facebook. Ele nunca vendeu tanto quanto durante a pandemia, desde o primeiro dia. Enquanto o comércio dispensava funcionários, este empresário admitia novos colaboradores.

Eu quero deixar uma reflexão para você: sua empresa terá que se repensar ou criar novos produtos e novos serviços? Ou reduzir? Ou eliminar? Ou criar um novo modelo de negócios para seguir operando lucrativamente?

Confecções estão fazendo máscaras. Deliveries de alimentos estão faturando como nunca porque as pessoas não saem de casa. As pessoas não vão ao cinema: a NetFlix se beneficia com isso. As pessoas não se visitam, não fazem as festinhas de aniversário: O aplicativo Zoom se beneficia com isso.

 

Como funciona o processo de criatividade empresarial

 

Nas minhas palestras e workshops ensino como usar o Processo Criativo na empresa, nos negócios. Com essa “ferramenta” conseguimos a chave do caminho para o sucesso: identificar o que o cliente quer antes mesmo que ele saiba o que ele quer.

Para disseminar a cultura da Criatividade e Inovação é preciso capacitar o capital intelectual da empresa, criar equipes criativas para solucionar problemas e aproveitar oportunidades sabendo como pensar o que ninguém pensou antes.

Eu posso ajudar a sua empresa a desenvolver a Criatividade dos funcionários. Como palestrante e consultor posso desenvolver o comportamento criativo e inovador da sua empresa. Eu ensino o uso do Processo Criativo, uma metodologia simples e prática para ser usada no dia a dia para otimizar resultados em todas as áreas da empresa.

Fique à frente da concorrência! Baixe o ebook gratuito “Como a criatividade transforma o futuro das empresas”.

Fale comigo diretamente por AQUI. 

 

Até breve!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Copyright © 2021 – Criatividade Corporativa. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Desenvolvido por AGÊNCIA TRIBO